6 de novembro de 2004

FESTIVAL DE INVERNO DE AFRÂNIO

Afrânio/PE - A Prefeitura deste adorável rincão do interior de Pernambuco divulgou ontem a programação do Primeiro de Inverno deste ano.

A cidade de Afrânio, enterrada no cu do Sertão Pernambucano, possui o ano todo adoráveis temperaturas que variam entre 38° e 40°, porém durante o inverno caem para agradáveis 35°.

Este clima ameno é ideal para o consumo de determinados pratos da culinária local, como por exemplo, a sopa de cabeça de bode que é muito apreciada na região e que sempre vem acompanhada do tradicional mingau de caxorro.

Moradores mais antigos da região, como Mané Calango, recomenda aos turistas o uso de roupas adequadas: “Tem que trazer roupas quentes, pois no ano passado o frio tava tão grande que eu caí da cama e quebrei o pijama”.

FALHA TENTATIVA DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM JEGUES

Bonito/PE - O jegue, conhecido mamífero pé-de-mesa que habita as paisagens nordestinas, estéril por natureza, passou esta semana por uma inédita experiência de inseminação artificial.

O ocorrido foi mais ou menos assim: pesquisadores pensando que a jega era burra levaram ela para a beira de um açude e prepararam um jumento já com a mimosa envernizada para a montaria.

No momento da monta os pequisadores quebraram um ovo nas partes de trás da jega para tentar engabelar a danada. A experiência foi mal sucedida pois no dia seguinte ao acontecido encontraram a jega acocorada tentando botar um ovo.

VAI A LEILÃO LOTE DE RAPARIGA APREENDIDO EM CARUARU

Caruaru/PE - Um lote de quengas apreendido na semana passada em Caruaru vai a leilão na próxima segunda-feira na sede da Puliça Federal em Recife. O lote que continha 25 raparigas estava escondido no fundo de um caminhão baú e tinha como destino a capital pernambucana.

O pulicial João Toco, que participou da apreensão, falou sobre o caso: “nós pensávamos que o caminhão estava com um carregamento de coco, mas na verdade era tudo quenga.”

Uma das caetanas do lote, que não quis se identificar, disse à nossa reportagem: “Nós estava indo trabalhar no meio musical, as galegas oxigenadas iriam cantar nas bandas de brega do Recife que tão na moda, as morenas iriam ser dançarinas e a outras iriam formar um conjunto regional com Dona Selma do Coco, o nome ia ser Dona Selma do Coco e Suas Quengas.”

A puliça ainda descobriu, na base da amolegação, que algumas mariposas vieram do Paraguai, pois eram travecos, cada uma com uma pitoca desse tamanho.

PENICO PEGA FOGO E INCENDEIA CASA

Santa Cruz do Capibaribe/PE - Um incêndio feriu duas pessoas ontem à noite em Santa Cruz do Capibaribe, cidade do agreste setentrional de Pernambuco.

O fogo destruiu a casa do professora aposentada Carmosina Bezerra. Tudo aconteceu porque o marido dela, José Zito, depois de encher a caveira de álcool, chegou em casa bêbado e mijou no penico.

Passados alguns minutos, a professora, que fuma um cigarro da porra, após dar umas baforadas, jogou a ponta do cigarro (o góia) dentro o penico que imediatamente pegou fogo.

As vítimas foram levadas ao Hospital Municipal e tirando a catinga de penteio queimado, passam bem.

CAMPANHA DE DESARMAMENTO É UM SUCESSO

Tavares/PB – Desde o anuncio da prefeitura local que estaria trocando as armas de várias calibres por uma mão de milho, uma fila de jumentos, jegues, burros e afins arrudeia a delegacia local desde a manhã desta segunda-feira.

Os bichos vêem armados com estrovengas, escopetas, fuzis e um mais avantajado só podia estar portando uma AR-15. Os bichos permaneceram calmamente por toda manhã com as mimosas armadas.

BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS DE SALGUEIRO/PE INFORMA:


Cotação do dia

Em quilo (Kg)

Maconha – 50,00
Rapadura – 6,50
Charque – 10,00
Feijão de Corda – 1,50
Fava – 2,00

Em metro (m)

Fumo de rolo – 15,00
Jegue – 35,00

Em litros (l)

Cajuína – 1,25
Garrafada – 4,00
Crush - 1,50
Pitu – 1,51

AÇUDENTE ECOLÓGICO NO AÇUDE DA MALHADA

Belo Jardim/PE – O açude da malhada, distante cerca de 30 léguas do centro da cidade, sofreu ontem o maior açudente ecológico natural do Agreste pernambucano.

É que a porra de um caminhão carregado de cuzcuz num tinha o que fazer e achou de capotar bem na beira do açude da Malhada, derramando toda a carga do alimento amarelo dentro do açude.

Segundo o técnico em águas e líquidos parecidos, Zé Torneira, o cuzcuz contém uma propriedade xupatória de água impressionante e dentro de meia hora chupou toda a água do açude da Malhada deixando a população na maior seca.

Fiéis começam a fazer romarias ao local com um terço na mão e um fardo de charque debaixo do braço, rezando pra que chova leite, e junto com o cuzcuz, garanta o sustento do povão.

FLAGRANTES DE DESCUMPRIMENTO DO ESTATUTO DO IDOSO


Garanhuns (PE) - A violência contra os velhinhos tá com a gota serena em Garanhuns. Só nesta semana foram pegos no fraga três pessoas que descumpriram do Estatuto do Idoso nesta cidade do Agreste Meridional de Pernambuco.

O primeiro caso foi o abandono de uma Brasília da cor amarelo-diarréia, ano 1977, atrás do prédio da Prefeitura. O dono da gatona deixou ela lá já faz um mês e até hoje não foi buscar a joinha.

O segundo caso aconteceu no alto do Magano. O proprietário de um Fusca azul-calcinha 1965 danou um chute na porta do bichinho causando escoriações e uma suspeita de fratura na porta esquerda.

Por fim, um caso de cácere privado foi descoberto no bairro de Heliópolis: o proprietário de um Corcel II ano 1983 mantinha há 2 anos o lindão preso na garagem da sua casa sem um pingo de gasolina nem uma lata de óleo de motor.

Todos os infratores foram indiciados na Delegacia deste município.